quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dilma Rousseff visita Fortaleza para acompanhar obras ferroviárias

Na próxima segunda-feira (27), a presidenta Dilma Rousseff virá a Fortaleza para acompanhar as obras ferrioviárias previstas para Capital, como o VLT Parangaba Mucuripe, as ações de conclusão da Linha Sul e a destinação de recursos para a Linha Leste do Metrô de Fortaleza.

Na ocasião, a presidenta Dilma também participará da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para início das obras civis do Ramal Parangaba Mucuripe.

O Ramal deverá passar por 22 bairros da Capital. A previsão é que a obra tenha início em 2012 e seja concluída até o início do segundo semestre de  2013. Uma vez concluído, deverá ser utilizado por mais de 90 mil passageiros por dia.

Desapropriações

Segundo Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), as obras do VLT Parangaba Mucuripe, a serem realizadas pelo consórcio CPE, terão início em locais em que não será necessário realizar desapropriações. Entre os trechos que serão iniciados estão o elevado da Parangaba que cruza a rua Germano Franck; o elevado sobre a avenida Aguanambi; os deslocamentos da linha de carga, a exemplo o cruzamento da linha férrea com a BR-116; além dos viadutos ferroviários da Raul Barbosa, Virgílio Távora, Antônio Sales e Dom Luís.
De acordo ainda com a Seinfra, as próximas ações para a construção do VLT Parangaba Mucuripe incluem a realização de reuniões com as comunidades que moram nas áreas, onde acontecerão as obras, para explicá-las sobre o processo de desapropriação. Pela Lei Estadual 15.056, as famílias poderão receber, além da indenização em dinheiro, um apartamento no condomínio Cidade Jardim, no José Walter, dentro do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.

Projeto
O Ramal Parangaba Mucuripe será uma das obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. O Ramal deve ser operado com VLTs (Veículos Leves Sobre Trilhos) e fará a conexão ferroviária de 12,7 quilômetros entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado.

Seis Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) deverão conduzir os passageiros. Serão dez estações, sendo que as da Parangaba e do Papicu possuem projeto diferenciado, devido à integração com os terminais de ônibus. As demais estações serão localizadas no Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira,  Mucuripe, Serviluz e Praia Mansa, de acordo com a Seinfra.

                                                                                              fonte: http://diariodonordeste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário